quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Acessibilidade na web: inclusão que gera negócios

Acessibilidade na web: inclusão que gera negócios

Marco Antonio de Queiroz

"Um dia, no aniversário de uma amiga, comprei um livro e o enviei depresente sem sair de minha cadeira em frente ao micro. A amiga recebeuo presente em casa, telefonou agradecendo e dizendo que eu nãoprecisava me preocupar e ter tanto trabalho em deslocar alguém parafazer o que fiz. Disse-lhe que eu tinha feito tudo sozinho e elacomeçou a chorar. Para não estragar a emoção dela com "todo o trabalhoque tive", calei-me, sem contar que não necessitei me deslocar comminha bengala até a livraria e muito menos tinha ido ao correio. Mas,lá do fundo, minha emoção veio brotando, ao ter a sensação de que euestava, graças à internet, me tornando um sujeito mais comum."
Esta história aconteceu em 1999, e é contada pelo Marco Antonio deQueirós, o MAQ, cego e especialista em acessibilidade na Web. Esteconceito, que aos poucos começa a ser mais difundido, é amatéria-prima com que trabalha a equipe da Acesso Digital, um grupo deestudo e pesquisa formado por consultores com diversas experiências demercado, formação e vida - MAQ entre eles. Juntos, trabalham paramelhorar o acesso à Tecnologia da Informação, partindo da premissa deque, no Brasil, as empresas - salvo as exceções de praxe - nãoreconhecem o valor da acessibilidade nem da usabilidade. Em geral,priorizam os investimentos em campanhas publicitárias que façam oproduto 'parecer' fácil, em vez de torná-lo realmente acessível.
Visão estratégica de mercado
A acessibilidade no desenvolvimento de sites é hoje uma ferramenta demercado que aumenta potencialmente o público que pode chegar até oproduto disponível, seja mercadoria ou informação. Não é umaconcessão, um ato de boa vontade para com usuários com necessidadesespecíficas: é uma visão estratégica. Imagine o site de uma loja ou deum banco construídos sem a acessibilidade adequada: uma pessoa comdeficiência visual ou com qualquer tipo de dificuldade motora -potenciais clientes estarão automaticamente excluídos. E o que dizerdos sites de serviços públicos?
Provavelmente, os excluídos se sentirão, também, menos cidadãos. Parademonstrar as barreiras virtuais de sites criados sem a preocupação detornar seu conteúdo acessível, e as possíveis soluções para osproblemas, a equipe da Acesso Digital promove, no dia 24 de maio de2007, o lançamento do vídeo "Acessibilidade web: custo ou benefício?",seguido de uma mesa-redonda com especialistas no assunto. Em debate,temas como legislação brasileira, diretrizes internacionais deacessibilidade, tecnologias assistivas, dispositivos móveis,arquitetura de informação, e-commerce, mercado nacional eoportunidades de negócios.
Horácio, Lêda Lucia e MAQ fazem a Acesso Digital (http://acessodigital.net ),que conta ainda com Bruno Torres (http://brunotorres.net )e Frederick Van Amstel (www.usabilidoido.com)como colaboradores.
Acesso Digital:
Horácio Pastor Soares, especialista em design de interface e acessibilidade digital; consultor em projetos Web da Unisys;professor universitário e editor do sitehttp://internativa.com.br ,
onde escreve sobre criatividade e acessibilidade digital.
Lêda Lucia Spelta é psicóloga e analista de sistemas da Dataprev; foiuma das primeiras pessoas cegas a trabalhar com informática no Rio deJaneiro; coordenou a elaboração da Grafia Braille para a Informática;participa do Comitê de Ajudas Técnicas e da Comissão de EstudosCE-04/CB-40/ABNT, que elabora propostas de normas sobre"Acessibilidade para a Inclusão Digital".
MAQ - Marco Antonio de Queiroz, é consultor especialista emacessibilidade digital do Centro de Vida Independente Araci Nallin(CVI AN) e da "Click Maujor" ; dá cursos e palestras sobre linguagemHTML e acessibilidade Web para empresas no Brasil; desenvolveu aversão em língua portuguesa das Diretrizes Irlandesas deAcessibilidade na WEB; criador do sitewww.bengalalegal.com ,escritore deficiente visual total.
Serviço:Lançamento do vídeo "Acessibilidade Web: custo ou benefício?" emesa-redonda sobre o tema. (conheça o trailler do vídeo, que estádisponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=zNVrNo7MxsA ,ou faça odownload emhttp://acessodigital.net .
Data e hora: 24 de maio de 2007, às 19h.Local: Auditório do SENAC RIO - Rua Santa Luzia, 735 - 7º andar -Centro - Rio de Janeiro - Brasil.Dica: próximo ao Metrô Cinelândia, saída Av. Rio Branco.Informação: o local tem acessibilidade para pessoas com deficiência.Apoio: Seprorj, Sebrae e Senac.
Convidados da mesa-redonda:
Bruno Rodrigues - consultor de informação para mídia digital. Autordo livro "Webwriting Redação & Informação para Web".
Everaldo Bechara - coordenador acadêmico do Centro de treinamentoIlearn. Pioneiro no Brasil em ministrar cursos de Formação WebStandards.
Fábio Gameleira - gerente da Divisão de Processos de Software daDataprev - Criador da primeira cartilha de Acessibilidade Webbrasileira.
Maurício Sami e Silva - Maujor - desenvolvedor do site "CSS para WebDesign" - referência nacional em Padrões do W3C.
Miriam Simofusa - designer e consultora em acessibilidade do SerproBrasília; facilitadora do Grupo de Trabalho "Acessibilidade de Páginasna Web" (CE-04/CB-40/ABNT).
Sérgio Carvalho - Sócio-diretor e coordenador de experiência dousuário da Sirius Imperativa.
Simone Bacellar Leal Ferreira - Professora do Departamento deInformática Aplicada da UNIRIO- Trabalhos em Acessibilidade, emespecial "Panorama da Acessibilidade na Web Brasileira".
Assessoria de Imprensa:Eliane Camolesicontatos:(21)8165-6873 ecamoles@uol.com.br.
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com

Nenhum comentário: